Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Patrícia Lobo

Patrícia Lobo

The Bibliophile Club | Um livro escrito por Toni Morrison

21.03.19, Patrícia Lobo

photo (1).jpg

 

Livros escritos por mulheres ou sobre mulheres. Foi esta a categoria do mês de Março para o The Bibliophile Club. Decidi ler God Help The Child, da Toni Morrison - um livro que já tinha começado a ler, há uns bons meses atrás, mas que nunca mais acabei. Foi a oportunidade perfeita!

 

A protagonista deste livro é Lula Ann Bridewell, ou Bride, como é conhecida por todos. É uma jovem mulher, bem sucedida na vida profissional mas, na vida pessoal, nem tanto assim. Desde que nasceu, Bride sente na pele a rejeição, exactamente por causa do seu tom de pele. O pai abandonou-a e à sua mãe logo depois de ela nascer, alegando adultério, pois Bride era muito mais negra que os seus pais. Como se não bastasse, a sua mãe sempre a tratou com demasiada frieza, ao ponto de ter ensinado Bride a chamá-la de Sweetness, em vez de mãe. 

Ao longo do livro vamos navegando um pouco entre o presente e o passado da vida de Bride, e de outras personagens, compreendo os efeitos dos traumas vividos durante a infância já numa fase adulta das suas vidas.

 

Toni Morrison escreveu uma história sobre racismo, mas não só. É também sobre amor e sobre como seguir em frente, face a tantas dificuldades.

 

Apesar deste romance me ter cativado bastante, dei apenas 3 estrelas no Goodreads. Achei algumas partes do livro um pouco confusas ou que aconteceram depressa demais. Senti que a autora poderia ter desenvolvido mais as personagens à volta de Bride e da sua história. Soube a pouco.

 

Sobre a autora

Toni Morrison é conhecida pelos seus romances fortes, baseados nos problemas vividos pela população negra nos Estados Unidos da América, focando-se na situação das mulheres. Romances estes que já lhe valeram, em 1993 (ano em que nasci!), o prémio Nobel da Literatura, e em 2012, a Medalha Presidencial da Liberdade, maior condecoração civil dos Estados Unidos da América, concedida pelo Presidente Barack Obama; entre muitos outros.

 

Para quem ainda não leu e está interessado, pode comprar o livro aqui:

God Help The Child, Toni Morrison *

* Este blog é agora afiliado da Wook.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.