Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sobre livros e coisas da vida

sobre livros e coisas da vida

The Bibliophile Club | Se Esta Rua Falasse

64A9D2EC-E78F-4ADC-B54C-23F3668E74A5.JPG

 

Há muito tempo que queria ler Se Esta Rua Falasse, de James Baldwin, e há medida que o tempo foi passando, a curiosidade aumentou cada vez mais, por ler tantas críticas positivas ao livro. Fui adiando a leitura até ser desvendada a categoria de Junho para o The Bibliphile Club. Não pensei duas vezes antes de escolher Se Esta Rua Falasse para o mês dos Autores Negros.

 

É Tish quem narra a história que se desenrola nas páginas deste livro. Com 19 anos, apaixona-se pelo amigo de infância, Fonny. Juntos, estão decididos a enfrentar o futuro a dois, mas Fonny é acusado de um crime que não cometeu. Já na prisão, Tish conta-lhe que está grávida e é nesse momento que as famílias de ambos se unem na luta para tirar Fonny da prisão.

 

Foi o primeiro romance de James Baldwin que li e fiquei encantada com a escrita do autor. Se Esta Rua Falasse é um livro pequeno e de leitura fluída, mas não fácil. Ao longo da história, vamos sentindo com pesar as injustiças que se impuseram na vida deste casal negro, retratando assim a cruel América dos anos 70. Mas se este livro nos traz ódio e racismo, também é nestas páginas que encontramos um amor incondicional e intemporal de dois jovens que queriam apenas estar juntos, em vez de se verem através de um vidro. James Baldwin trouxe-nos a força do amor e da família. Contra tudo e contra todos.

 

Deixo-vos as minhas citação favoritas:

 

«Gostava que ninguém tivesse de olhar através de um vidro para alguém que ama.» [p. 14]

 

«Ele não era o preto de ninguém. E isso é crime nesta porcaria de país livre. Devemos ser o preto de alguém.» [p. 46]

 

«Um dos aspectos mais terríveis e misteriosos da vida é este: só prestamos atenção a um aviso em retrospectiva. Ou seja: demasiado tarde.» [p. 140]

 

Este blog é agora afiliado da Wook e Bertrand:

Wook | Se Esta Rua Falasse

Bertrand | Se Esta Rua Falasse

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Patrícia Lobo

    12.06.19

    Concordo, é uma pena. Quem sabe num futuro próximo cheguem mais algumas obras dele em português.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.