Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Patrícia Lobo

O que mais gosto no meu Kindle?

13.10.18 | Patrícia Lobo
Comprei o Kindle Paperwhite há pouco mais de dois ou três meses. Já nem tenho bem a certeza, pois parece que já o tenho há tanto tempo e já se tornou parte da minha rotina diária. Levo o meu Kindle para todo o lado, na minha mala. Leio sempre que tenho oportunidade. Nos transportes públicos, enquanto espero por algo ou alguém,... Desde que uso o eReader, não tive mais aqueles grandes problemas com altas secas que apanhava quando havia comboios suprimidos ou atrasos. Sempre que acabo de me arranjar primeiro do que a família e tenho de ficar à espera deles para sairmos de casa, lá vou eu para o sofá, ler um pouco.


O Kindle é sem dúvida um objecto muito prático para levar connosco para todo o lado e, pelo menos a mim, permitiu-me ler muitos mais livros do que era habitual, porque tinha sempre preguiça para levar um livro físico na mala, a pesar no ombro...
Para além de prático, o Kindle tem muitas outras características e funções de que gosto. Deixo-vos agora uma pequena lista das mesmas.

A BATERIA DURA IMENSO
Eu não comprei o meu Kindle em segunda mão. Veio novinho em folha para mim e uma das coisas que mais adoro nele é que a bateria, dura imenso tempo! Desde que o tenho, só carreguei duas vezes, sendo que numa delas a bateria ainda estava a pouco menos de metade, só que por alguma razão tinha medo que não durasse tanto tempo e sabia que o ia usar mais vezes sem ter oportunidade de o carregar. Não fez muito sentido, até porque desde essa vez - creio que há mais de um mês - ainda não precisei de o carregar novamente. Algo que me ajuda a poupar bateria é colocar o modo avião activo. Só uso wi-fi no Kindle quando estou em casa e quero descarregar livros ou fazer algumas pesquisas na store, directamente no eReader.

TEMPO DE LEITURA E PROGRESSO
Uma das funções a que estou mais atenta é ao tempo de leitura que ainda me resta no livro que estou a ler e o progresso da mesma. Quando ao tempo de leitura, podemos optar por mostrar o tempo que ainda nos resta até ao fim do livro ou até ao fim de cada capítulo. O próprio Kindle vai adaptando o tempo consoante o ritmo da minha leitura.

DICIONÁRIO INTEGRADO
Esta é uma das funções que mais tenho usado. Tenho lido livros mais complexos e antigos, com uma linguagem diferente da actual e daquela a que estou habituada. Por essa mesma razão, há muitas palavras que desconheço, mas cujo significado consigo aceder ficando, simplesmente, a carregar sobre a palavra. Mas não só o seu significado é disponibilizado como também a sua tradução, caso estejamos a ler um ebook numa língua estrangeira. Se usar esta função com o acesso à Internet disponível, há possibilidade de procurar o significado da palavra na Wikipedia.
Outra função que, apesar de ainda não ter utilizado, me fascina imenso, são as ajudas de leitura do Kindle quando lemos num idioma estrangeiro. Ainda não utilizei esta função, pois não li nenhum livro noutro idioma mas, basicamente, quando esta está activa, ao longo do livro, vão sendo dadas dicas de vocabulário, para tornar mais simples a compreensão de certas passagens do livro num idioma a que não estejamos habituados.

INTEGRAÇÃO COM GOODREADS
Isto é um mimo! Poderes ter o teu Kindle, a Kindle Store e o Goodreads num só sítio é uma grande ajuda. Tal como na app do Goodreads, podemos ver as nossas actualizações, bem como as das pessoas que seguimos: livros que estão a ler, desejos de leitura, entre outras coisas; se nos interessar algum livro podemos procurá-lo directamente na Kindle Store, etc. Esta integração, do meu ponto de vista, é uma mais valia para tirar pleno partido do meu Kindle.

Estas são, realmente, as características do meu Kindle, que mais gosto e faço bastante uso delas. Para quem quer uma ideia mais aprofundada das funções e conhecer outras, dou-vos a seguinte sugestão: vejam o vídeo TOUR PELO KINDLE PAPERWHITE: vale a pena ter?, da Ju Cirqueira. Foi um dos vídeos que mais gostei de ver, enquanto fazia pesquisas antes da compra do meu eReader.

Para quem tem um Kindle: o que mais gostam e usam nele?
Para quem não tem: alguma destas funções vos fariam render ao clube dos Kindle?

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.