Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Patrícia Lobo

Patrícia Lobo

Ler Pam Gonçalves

17.02.19, Patrícia Lobo

Se me perguntarem como conheci o canal da Pam Gonçalves não vos sei dizer, porque não me lembro mesmo. Só sei que fiquei fã no momento em que vi alguns dos vídeos dela. Mais tarde, descobri também que a Pam já tinha alguns livros lançados em seu nome e tive bastante curiosidade de os ler. Dediquei parte do mês de Janeiro aos livros Boa Noite e Uma História de Verão e, em Fevereiro, li o conto Bom Ano, lançado no final do ano passado.


Boa Noite

BD6A464D-6BC8-402A-A6FC-472D06162F1B.JPG

A história de Boa Noite é contada na primeira pessoa por Alina, uma rapariga jovem que entrou numa faculdade, longe de casa, para estudar Engenharia da Computação. Enquanto que a vida social na República das Loucuras se mostra uma surpresa positiva na vida de Alina, esta já não pode dizer o mesmo dos colegas de curso. Maioritamente, é composto por alunos, e professores, do sexo masculino que não acreditam e rebaixam as mulheres que pretendem terminar com sucesso aquele curso.
Como se isso não bastasse, é criada uma página de fofocas na Internet e começam a surgir histórias acerca de drogas e abusos sexuais. Alina vê-se envolvida no meio de todo esse aparato e mal sabe que tem a oportunidade de mudar muitas vidas à sua volta.

 

Gostei bastante da escrita leve da Pam. Conseguiu trazer à tona assuntos muito relevantes socialmente, sem pesarem muito.

 

Uma História de Verão

04D862ED-0464-4702-963D-7AA01C402CA3.JPG

Ana Luísa está prestes a viajar para São Paulo, onde irá iniciar o seu curso de Cinema na faculdade, contra a vontade dos pais. Mas ainda tem um último Verão para aproveitar com os amigos. Decide tentar colocar de lado os problemas de relacionamento com os pais e as comparações com o "filhinho perfeito" e seu irmão gémeo, André Luiz.
Este Verão tem tudo para dar certo e Alanu está convicta disso até que Murilo volta a aparecer, dois anos depois. O seu primeiro grande amor e o seu primeiro grande desgosto. E Alanu fica dividida...

 

Em Uma História de Verão, já notei uma grande diferença e evolução na escrita e este livro tornou-se o meu preferido da autora.
Esta história conta também com a participação especial de Manu, uma das personagens mais carismáticas de Boa Noite.

 

Bom Ano

No final do ano passado, bem perto da passagem de ano, a Pam lançou o conto Bom Ano. Desta vez, é Manu quem conta as suas peripécias e a dos restantes amigos na organização da festa de final de ano. Neste conto, podemos assistir ao encontro das personagens de Boa Noite e Uma História de Verão! Gostei bastante do Bom Ano, porque pude rever uma última vez (talvez?) todas as personagens maravilhosas, criadas pela Pam.

 

Tanto o Boa noite, como Uma História de Verão, abordam temas muito actuais na nossa sociedade, não deixando de ser uma leitura leve e foi por isso que me apaixonei pela escrita da Pam Gonçalves. Espero que tenham oportunidade de ler alguns destes livros. Já alguém o fez? Gostaram?

 

Não se esqueçam de passar pelo canal da Pam! Vão gostar de certeza.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.